Translate

terça-feira, 13 de março de 2012

Bacaolhada Vegetariana

Bacalhoada sem bacalhau 


Sabor português para paladares vegetarianos


A bacalhoada é um daqueles pratos típicos portugueses que foi bem-recebido pelos brasileiros. Consiste num misturado do pescado com verduras e temperos variados. Mas o prato que vamos apresentar hoje tem uma pequena grande diferença em relação ao original: não leva peixe.

Não apenas porque o bacalhau está caro, ou porque o mar não está pra peixe, mas porque uma dieta vegetariana às vezes cai bem pra equilibrar o cardápio. Afinal, adaptando aquele conhecido ditado, nem só de animais vive o homem.
A bacalhoada sem bacalhau não tem contra-indicações, pode ser preparada em qualquer época do ano e geralmente costuma impressionar seus degustadores pelo sabor especial. Uma receita no mínimo inusitada, mas que confirma como o tempero realmente é responsável por boa parte do segredo da comida.


RECEITA


Bacalhoada sem bacalhau


Ingredientes
1 xícara (chá) de proteína de soja texturizada em pedaços
1/4 xícara (chá) de shoyu
1/4 xícara (chá) de água
5 batatas médias cortadas em rodelas
2 colheres (sopa) de óleo de gergelim torrado
2 cebolas cortadas em lâminas
5 dentes de alho triturados
1 xícara (chá) de salsinha e cebolinha picadas
1 colher (café) de páprica doce
1 colher (café) de açafrão da terra
pimenta a gosto
sal marinho a gosto
1 pimentão vermelho cortado em cubos
1/2 xícara (chá) de azeitonas pretas sem caroços
2 tomates picados sem pele e sem sementes
1/4 xícara (chá) de azeite
1/4 xícara (chá) de água
1 colher (chá) de amido de milho


Modo de preparo


Cozinhe as batatas, ao dente, em água temperada com páprica, açafrão, pimenta e sal. Reserve. Hidrate a proteína de soja com o shoyu e a água, e corte-as em lâminas. Coloque em uma frigideira anti-aderente com o óleo de gergelim e deixe aquecer até ficar dourado. Reserve. Coloque 2 colheres de sopa de azeite extra-virgem em uma frigideira, junte as cebolas, o alho, a salsinha, a cebolinha, a páprica, o açafrão, a pimenta, e o pimentão. Adicione o amido de milho dissolvido na água, mais a proteína de soja, refogue levemente e ajuste o sal.


Montagem do prato


Coloque em um refratário uma camada de batatas pré-cozidas, em seguida uma camada de proteína de soja refogada, o pimentão e azeitonas. Repita as camadas terminando com pimentão e azeitonas. Regue com o restante do azeite, cubra com papel alumínio e leve ao forno por uns 20 minutos até que as batatas fiquem macias. Sirva com arroz integral.


Rendimento

4 a 6 porções

Fonte: vivaviver.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receba em seu e-mail nossas publicações