Translate

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Receitas com Inhame


Salada de inhame cru
Rale e tempere com sal marinho e limão ou com molho de soja. 
É muito forte. 
Um leproso que se escondeu no mato e só tinha inhame cru para comer ficou inteiramente curado depois de alguns meses.


Vitamina com inhame
Ponha no liquidificador um inhame, uma cenoura, alguns ramos de salsa (ou outra folhinha verde, como coentro ou hortelã) e o suco de duas laranjas, com mais água se desejar. Tudo cru. Dá para dois copos.



DE CUSCUZEIRA
Cozido no vapor
Ponha alguns inhames com casca e tudo na parte superior da cuscuzeira, ou numa peneira sobre uma panela com água fervendo, e tampe. Depois de meia hora espete com o garfo para ver se estão macios. Nessa altura a casca solta com muita facilidade, basta puxar que sai inteirinha. É aí que o inhame tem o sabor mais simples e gostoso.




Pastinhas de inhame
São ótimas para passar no pão e substituem muito bem as pastas de queijo nas festas. A base é um purê de inhames cozidos e amassados, ao qual se acrescentam azeite ou manteiga, folhas verdes picadinhas (salsinha, manjericão, coentro, cebolinha) ou orégano; uma beterraba cozida e batida no liquidificador com inhame e um tantinho de água vai produzir uma pasta rosada; inhame batido com azeite, alho, água e sal faz uma delícia de molho tipo maionese. Use a criatividade e ofereça aos amigos uma coisa nova de cada vez!


Inhame de frigideira
Inhame sauté
Depois de cozidos e descascados, corte os inhames em rodelas ou pedaços; esquente manteiga ou azeite numa frigideira; ponha os inhames, e sobre eles bastante folhas verdes picadinhas (salsa ou cebolinha ou manjericão ou coentro ou orégano ou...); umas pitadinhas de sal marinho; mexa rapidamente, baixe o fogo e deixe grudar um pouquinho no fundo para ficar crocante.

Inhame frito
É muito mais gostoso do que batata. Faça exatamente como faz com ela: corte em rodelas finas ou palitos, frite em óleo bem quente e deixe escorrer sobre um papel que absorva a gordura.




 Nhoque de inhame

Faça exatamente como faz inhoque de batata: cozinhe os inhames, descasque, amasse com farinha de trigo e uma pitada de sal marinho até a massa ficar com a consistência do lóbulo da orelha. Enrole em cordões, corte, ponha para cozinhar de pouco em pouco numa panela com água fervendo. Quando os inhoques subirem é que estarão cozidos. Se puder, substitua parte da farinha de trigo comum por outra que seja integral. E o molho? Ao gosto do freguês...

Engrossando o caldo
Cozinhe um ou dois inhames junto com o feijão, que eles desmancham e o caldo fica bem grosso.


Bolinhos de inhame
Cozinhe, descasque e amasse ligeiramente os inhames com um pouco de cebola ralada, cebolinha verde picadinha ou alho-porró em fatias fininhas, umas pitadas de cominho e outras de sal; junte farinha de trigo para dar liga, pincele com gema de ovo e asse no forno até a superfície secar. Ou frite.

Forminhas de inhame
Descasque e rale os inhames crus na parte mais fina do ralador, para obter uma papa líquida. Junte fubá de milho ou farinha de arroz integral (que se faz tostando o arroz e batendo aos pouquinhos no liquidificador) até conseguir uma consistência boa, mas ainda úmida. Tempere a seu gosto: com sementes de cominho ou de erva-doce, umas pitadinhas de sal, talvez um queijo ralado ou uma azeitona. Unte forminhas, encha com a massa e ponha em forno bem quente durante cinqüenta minutos.

Bolo salgado de inhame
Deixe de molho duas xícaras de triguilho durante duas ou três horas e esprema; junte a duas xícaras de inhame cozido e duas de farinha de arroz. À parte, refogue alguns legumes com um pouco de tempero, mas não deixe cozinhar. Tire do fogo e misture à massa. Ponha numa fôrma untada, espalhe queijo ralado por cima e leve ao forno alto por quinze minutos; aí ponha a chama em ponto médio e deixe mais quinze minutos. Cheirou, está pronto. Acrescente ovos cozidos se quiser um prato mais forte.

Torta de inhame em camadas
Cozinhe, descasque e amasse os inhames; cozinhe e amasse a terça parte de abóbora; refogue uma verdura picadinha tipo espinafre, acelga, agrião, chicória, folhas de nabo ou de cenoura, etc. Unte um pirex com manteiga, ponha uma camada de inhame e sobre ela uma de abóbora; outra de inhame e sobre ela a verdura refogada; mais uma de inhame. Pincele ou não com ovo, enfeite com rodelas de cebola, leve ao forno para secar durante 20 minutos.


Sopa de inhame com misso
Cozinhe os inhames descascados com o mesmo tanto de água, uma ou duas folhinhas de louro e alguns dentes de alho inteiros; depois bata no liquidificador para obter um creme fino. Acrescente o misso, na base de uma colher de chá cheia por pessoa, ou dissolva com um pouco d’água numa tigelinha e deixe que cada um se sirva como quiser. (Algumas pessoas vão preferir sal.) Cebolinha verde picada, por cima, combina muito.

O misso, que é desintoxicante, é um alimento tradicional japonês muito usado como tempero, feito de soja fermentada com cereais e sal. Vem em forma de pasta. É muito rico em enzimas, proteínas e vitamina B12, devido ao seu processo de fermentação. Limpa o pulmão dos fumantes, restaura a flora intestinal, e acima de tudo dá um gosto todo especial à sopa. 

Creme de inhame com agrião
Faça como na receita anterior; depois de bater no liquidificador devolva ao fogo, ponha sal se for o caso, espere ferver e junte um bom punhado de agrião cru, lavado e cortado. Deixe cozinhar um minuto, apague o fogo e sirva. Com misso, se não tiver posto sal.

Bolo doce de inhame
Misture duas xícaras de inhame cozido com duas de aveia em flocos e duas de farinha de arroz integral (toste o arroz, bata no liquidificador em pequenas porções); meio litro de suco de laranja (ou outro líquido doce, como chá de estévia, ou leite de coco adoçado com melado); uma colher de sopa de manteiga, se quiser; umas pitadas de noz-moscada e canela em pó; frutas secas e castanhas picadas, ou banana madura em rodelas. A consistência da massa deve ser pastosa, nem aguada nem dura. Unte uma fôrma e leve ao forno quente durante meia hora, mais ou menos, mantendo a chama alta durante quinze minutos e baixando então para um ponto médio. 

Você sabe que o bolo está no ponto quando cheira. A partir daí ele vai secando, e quanto mais tempo ficar no calor, mais firme será sua consistência. Se quiser um bolo mais fofo, junte uma colherinha de café de bicarbonato de sódio dissolvida em suco de laranja no final do preparo da massa. Esse bolo dá um ótimo panetone quando leva frutas cristalizadas e é assado em fôrma alta.


Inhame à Bolonhesa vegetariano

Ingredientes
250 g de inhame;
01 xícara (chá) de carne vegetal
Sal a gosto;
01 cebola média picada;
1/2 xícara (chá) de cebolinha verde;
01 colher (sopa) de queijo ralado;
01 colher (sopa) de óleo;
01 dente de alho amassado;
01 lata de molho de tomate;
1/2 xícara (chá) de água;
01 colher (chá) de orégano;
Óleo para untar a forma.

Modo de fazer
 Lave bem os inhames e cozinhe inteiros em água e sal, corte-os em rodelas e reserve;
Doure a cebola e o alho no óleo, acrescente a carne vegetal  e refogue;
Junte o molho de tomate, o sal  e misture. Em seguida, coloque a água, mexa e deixe cozinhar formando um molho. No final do cozimento acrescente a cebolinha e o orégano, mexa e desligue o fogo;
Coloque uma camada de inhame numa assadeira untada, em seguida cubra com o molho;
Faça uma outra camada de inhame e cubra com o restante do molho, polvilhe com queijo ralado e leve ao forno por 10 minutos.

Rendimento: 05 porções
Tempo de preparo e cozimento: 35 minutos
Sugestão: pode-se mudar o molho, ou trocar a carne vegetal por ervilhas ou outro recheio.

30 comentários:

  1. maravilhoso! obrigada por compartilhar...minha mãe disse que minha avó ralava inhame cru e colocava na massa de pão par aaumentar o poder nutrutivo...e a gente perdendo essa sabedoria...

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por compartilhar essa ideia Maristela!
    É uma delícia, pão de inhame, além de saboroso muito nutritivo!

    ResponderExcluir
  3. Uma receita de Pão de Inhame
    Ingredientes

    Rende: 2 pães

    1/2 kg de inhame
    1 pacotinho (10 gr) de fermento para pão
    1/2 xícara de água morna (aproveite a água em que cozinhou o inhame)
    2 colheres (sopa) de óleo
    1 colher (sopa) de açúcar
    2 colheres (chá) de sal
    4 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo, aproximadamente
    Gema batida para pincelar
    Modo de preparo

    Preparo:1hora10mins › Tempo adicional:1hora20mins descansando › Pronto em:2horas30mins

    Lave e descasque o inhame (aproximadamente 1/2 kg)
    Coloque para cozinhar em água fervente. Passe o inhame no espremedor, não esqueça de reservar a água que usou. Você deve obter 2 xícaras de chá de purê de inhame.
    Em uma vasilha, dissolva o fermento na água morna (não pode estar quente, mas morna).
    Misture também o óleo, o açúcar, o sal, o purê de inhame e metade da farinha de trigo. Amasse e acrescente aos poucos o restante da farinha de trigo (a quantidade varia de acordo com a sua farinha e até da temperatura do local em que você mora. Eu só coloquei 4 xícaras e foi suficiente).
    Continue sovando a massa até que ela não grude mais nas mãos. Cubra a massa e deixe crescer por mais ou menos 1 hora.
    Amasse novamente, modele 2 pães e coloque em uma assadeira untada e enfarinhada. Passe gema batida por cima dos pães e deixe crescer mais um pouco (uns 20 minutos). Asse em forno moderado (180-200 graus) por aproximadamente 40 minutos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliana Aderme Vc mora aonde? Eu moro em Manaus e o clima é muito quente.

      Excluir
  4. Puxa, que maravilha. E pensar que quando eu era mais jovem só viam darem o inhame aos porcos.

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de inhame de qualquer jeito. Obrigada por compartilhar a receita.

    ResponderExcluir
  6. Amei essas receitas!
    Eu também gosto muito de fazer beiju de inhame. Eh mais fácil e altamente nutritivo. Basta ralar o inhame cru na parte do ralador mais grosso. Sal à gosto. Põe na frigideira antiaderente e coloca o recheio de sua preferência. Eu adoro! Beijos

    ResponderExcluir
  7. Amei essas receitas!
    Eu também gosto muito de fazer beiju de inhame. Eh mais fácil e altamente nutritivo. Basta ralar o inhame cru na parte do ralador mais grosso. Sal à gosto. Põe na frigideira antiaderente e coloca o recheio de sua preferência. Eu adoro! Beijos

    ResponderExcluir
  8. sensacional , obrigada pelas dicas fiz a pastinha com a beterraba e ficou top todos aprovaram , valeu!!!

    ResponderExcluir
  9. Nossa.., o melhor é que só de ler a receita você já sabe que é perfeitamente provável, que com certeza vai dar certo.., sem estrelismos, amei..!

    ResponderExcluir
  10. Nossa.., o melhor é que só de ler a receita você já sabe que é perfeitamente provável, que com certeza vai dar certo.., sem estrelismos, amei..!

    ResponderExcluir
  11. Boas dicas! Eu como tenho 300 pés de inhame, é só esperar o inverno chegar e fazer todas as receitas! Valeu!!!

    ResponderExcluir
  12. Adorei as receitas, eu nunca comi inhame, mas vou me dar esta oportunidade...

    ResponderExcluir
  13. estou me recuperando rapidamente de uma dengue usando o suco de inhame com limão e mel.

    ResponderExcluir
  14. estou me recuperando rapidamente de uma dengue usando o suco de inhame com limão e mel.

    ResponderExcluir
  15. Pessoal,Fiz essa receita fica demais!!- "" MANTEIGA De INHAME"" - 3 inhames cozidos ( OU mais se quiser ), GERGELIM ( a gosto ) e AZeITE .
    BATA tudo no liquificador. FIca muito saboroso!

    ResponderExcluir
  16. Muito obrigada por compartilhar. Você não tem ideia de como ajuda. Abraço!


    ResponderExcluir
  17. Nossa que maravilha ! Quantas receitas novas com inhame! Beiju de Inhame, não conhecia, mas é uma delícia! A manteiga de Inhame perfeita!
    Obrigada pelas dicas! Só acrescenta! Agradeço as participações.

    ResponderExcluir
  18. Estou querendo ter uma alimentação mais natural e estou substituindo o pão, biscoitos industriais por inhame, cará e amei todas as receitas.
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  19. Estou querendo ter uma alimentação mais natural e estou substituindo o pão, biscoitos industriais por inhame, cará e amei todas as receitas.
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  20. Olá fiz a salada de inhame e é realmente maravilhosa, gostei do sabor, obrigada pelas postagens.

    ResponderExcluir
  21. Eu estou em.um.processo de furúnculos a mais de 1 ano e já tomei de tudo que foi remédio cansei de tantas alternativas sem sucesso até que um médico me mandou comprar elexir de inhame difícil de achar enão fiz uma pesquisa e inhame com salsa então achei melhor comer eles que são mais gostoso e tive bem menos furúnculos desde de então

    ResponderExcluir
  22. OBRIGADA PELAS RECEITAS SAUDÁVEIS DEUS TE ABENÇÕE

    ResponderExcluir